Dalmass promove empregabilidade em atividade prática de engenharia

19 junho 2018

Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de seus alunos, a Dalmass realizou, no dia 12 de junho, uma atividade acadêmica na área de Engenharia como parte das atividades do Núcleo de Emprego, Empreendedorismo, Pesquisa e Prática (NEEPP). O Dia de Campo selecionou, entre 120 inscritos, dois profissionais para acompanhar atividade de avaliação e perícia de engenharia num condomínio residencial em Goiânia.

O professor doutor Rodrigo Carvalho da Mata, membro da Comissão do Campo de Perícia da Engenharia na Construção Civil da ABNT, perito cadastrado no MP-GO, conduziu o trabalho e compartilhou com o arquiteto Haroldo Dias Flauzino Neto e o engenheiro Gustavo de Freitas Vilela orientações, procedimentos técnicos e toda a sua experiência nesse campo de atuação com o intuito de promover oportunidades de crescimento para os alunos da Dalmass.

“Essa atividade agrega valor ao conhecimento, além da oportunidade de ter um acompanhamento técnico daquele aluno que não tem nenhuma experiência no ramo de avaliações e perícias. O NEEPP é esperança, oportunidade, sonho e busca de novos desafios”, afirmou o professor Rodrigo Carvalho da Mata, coordenador de cursos na área de Engenharia da Dalmass e integrante do Núcleo de Emprego.

O professor conta que a atividade durou cerca de 8 horas. Depois do trabalho de prática acadêmica, ele explicou todo o procedimento que foi acompanhado pelos alunos: “Fizemos um levantamento em mais de 60 pavimentos analisando diversas patologias, estudando diversos comportamentos mecânicos encontrados na estrutura.”

Adquirindo experiência

Haroldo é aluno da Dalmass no MBA Gerenciamento e Qualidade da Construção e, atualmente, cursa mestrado na área de Tecnologia em Arquitetura pela UFG. Ele afirma que o conhecimento adquirido na prática ajuda muito no mercado de trabalho. “Eu vejo a oportunidade do Dia de Campo como um momento único para o aprendizado. Na maioria das vezes, nós saímos da faculdade sem saber como atuar em diversas áreas da nossa formação. Temos habilitação, mas não temos habilidade. É a mesma coisa com a Perícia”, analisou o arquiteto.

Por falta de experiência, Haroldo conta que recusou oportunidades de trabalho na área e que, com o Dia de Campo, passou a entender mais sobre o processo:

“Eu não sabia os níveis de Perícia, o processo, a metodologia de como fazer uma Perícia e fiquei muito contente com a oportunidade. Somou muito àquilo que a graduação não conseguiu suprir. Eu só tinha uma noção que eu poderia fazer uma Perícia, mas eu não sabia por onde começar. Agora eu posso dizer para as pessoas que consigo fazer uma Perícia graças ao professor Rodrigo e à Dalmass que me deram essa oportunidade.”

Gustavo de Freitas Vilela também é aluno da Dalmass. Cursa a pós-graduação em Estruturas, Fundações e Pontes, coordenada pelo professor Rodrigo Carvalho da Mata. Gustavo elogiou muito o trabalho desempenhado pelo coordenador junto aos alunos. “O professor, além de ser um profissional muito capacitado, tanto na área acadêmica, quanto na área de atuação profissional da Engenharia Civil, é uma pessoa fantástica, sociável, consegue transmitir uma confiança, uma segurança para trabalhar junto com ele”, citou engenheiro Gustavo.

Assim como o arquiteto Haroldo, Gustavo também avaliou como muito positiva a chance de adquirir experiência profissional na área de Perícia e Avaliação durante o Dia de Campo:

“Essa experiência agregou de diversas formas, porque na faculdade não temos contato com esse tipo de situação. Vimos que teve uma grande quantidade de inscritos [para o Dia de Campo], e não é à toa, porque essa área de Avaliação e Vistoria exige um conhecimento muito complexo, e não se encontra com facilidade alguém que faça um serviço de qualidade a ponto de ensinar para outras pessoas”.

Sobre o NEEPP

Idealizado em fevereiro de 2017, o Núcleo de Emprego, Empreendedorismo, Prática e Pesquisa da Dalmass (NEEPP) concretiza um sonho do fundador da empresa, professor Darwin Júnior, de agregar valor à pós-graduação, para possibilitar ao aluno recolocação profissional, fomentar o empreendedorismo, incentivar a prática em sala de aula, bem como desenvolver pesquisa de mercado nas áreas de atuação.

Com uma equipe de profissionais multidisciplinares, a atuação do Núcleo iniciou-se em fevereiro de 2018, com o intuito de promover a recolocação profissional dos alunos da primeira turma do MBA Gerenciamento e Qualidade da Construção, que será pioneira no projeto.

Dessa forma, a trainee do Núcleo de Pesquisa Gabriela Alencar, que é aluna de dois cursos de pós-graduação da Dalmass, é responsável pela prospecção de vagas de emprego na área da engenharia, além de mapear quais alunos estão desempregados e cruzar as informações para gerar o resultado esperado.

Leia também:

Dalmass e CRECI-GO firmam parceria para formação de corretores

06 junho 2018

Nesta segunda-feira, 04 de junho, a Dalmass firmou uma importante parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (CRECI-GO) para promover cursos de qualificação para cerca de 15 mil corretores ativos da entidade.

Saiba mais

Conheça os desafios de alunos que viajam até 20 horas para cursar pós-graduação na Dalmass

26 abril 2018

Superação e determinação são algumas das características dos alunos da Dalmass para cursar uma pós-graduação. Muitos deles vivem em regiões com pouca infraestrutura, o que os obriga a percorrem longas distâncias, seja de barco, de carro, de ônibus de ou avião para estar em sala de aula e buscar o conhecimento.

Saiba mais

RAZÕES PARA SE INVESTIR EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

03 abril 2018

Num mercado tão veloz e competitivo, você é daqueles profissionais que se sentem desatualizados com a formação da faculdade? Isso ocorre porque a graduação aborda conceitos abrangentes, ou seja, a formação é generalista. A consequência é que, quando o profissional encara a prática, não detém o conhecimento exigido na maioria dos campos de atuação.

Saiba mais